Jeduca lança curso gratuito sobre jornalismo de educação

(Unsplash)
treinamento

Estudantes de jornalismo e profissionais podem se inscrever, até dia 18 de novembro, para o curso gratuito “Jornalismo de educação: bases para a cobertura”.

O curso, que ocorrerá entre 23 de novembro e 11 de dezembro, é realizado pela Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

O programa se divide em dois módulos, o primeiro com foco no ecossistema da educação e o segundo na prática do jornalismo. Serão 15 aulas, com vídeos e textos, todas com interpretação em Libras e legendas opcionais.

A primeira aula será ministrada pelo jornalista Luiz Fernando Toledo e abordará a estrutura e o sistema de ensino atual no Brasil. Em seguida, a editora pública da Jeduca, Marta Avancini, comentará sobre políticas educacionais.

Os alunos também terão aula de legislação com o jornalista Ricardo Falzetta, fontes de financiamento da educação no Brasil com Paulo Saldaña, repórter de educação da Folha, práticas pedagógicas com Tatiana Klix, diretora do Porvir, plataforma de conteúdos sobre inovação educacional, e indicadores e avaliações com Antônio Gois, diretor da Jeduca.

O segundo módulo será específico para a qualificação profissional para a cobertura do tema. As jornalistas Ana Carolina Moreno e Thays Lavor falarão sobre os principais bancos de dados sobre educação existentes no Brasil. Rodrigo Ratier, professor de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, trará sugestões de fontes da área, e Bruno Scartozzoni, professor de transmídia da USP, comentará métodos de storytelling, para fugir da mera exposição de estatísticas.

Após a finalização do curso, os participantes receberão certificado.