Folha lança curso de treinamento para pessoas acima dos 40
A Folha lança, neste semestre, um curso inédito de “trainees experientes”, voltado para profissionais com mais de 40 anos.
O programa pretende atrair pessoas com experiência e formação superior em qualquer área do conhecimento, que tenham interesse em aprender técnicas de jornalismo para mudar de carreira ou passar a colaborar com veículos de imprensa.

“As pessoas estão vivendo mais. Aos 40 ou 50 anos, não é absurdo pensar em começar uma nova carreira ou ganhar novas habilidades”, afirma Suzana Singer, editora de Treinamento e Seminários da Folha.
O programa, que inclui exercícios de reportagem, palestras com jornalistas da Redação e a elaboração de um projeto final, começa em outubro e tem duração de dois meses. As aulas são dadas em três noites por semana e também em três sábados.
“O que o jornal quer dos participantes, e o que pretende dar em troca a eles, é experiência”, diz Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha.
Dávila afirma ainda que a recessão econômica deixa profissionais qualificados disponíveis no mercado e lembra uma citação de Barack Obama, de 2008: “Nada melhor do que uma crise para fazer mudanças”.
Os trainees estarão sob a supervisão de Vera Guimarães Martins, repórter especial e ex-ombudsman da Folha. “É uma oportunidade de vivenciar o ambiente de um grande jornal e descobrir na prática como é feito o noticiário”, afirma Vera.
REQUISITOS
Além do recorte de idade, os candidatos precisam ter curso superior e domínio da língua inglesa.
O programa terá dez participantes, selecionados após provas de conhecimentos gerais, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais.
O Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha tem patrocínio da Odebrecht, da Philip Morris e da Friboi.
As inscrições para participar do curso de treinamento para pessoas experientes estão abertas até o dia 7 de setembro, no site.
Em caso de dúvida, mande mensagem para treina@uol.com.br.
Prezados: gostaria de saber mais informações desse curso de treinamento oferecido pela FSP.
Eu sempre admirei o trabalho jornalístico da Folha, mas infelizmente por circunstâncias alheias a minha vontade, não consegui deslanchar uma carreira nessa área. Acho que surgiu a grande oportunidade.
Abraços,
EPC
Oi, Edson. O curso é voltado para pessoas com mais de 40 anos e está com inscrições abertas até 7 de setembro pelo site http://treinamento.folha.com.br/programadetrainee/
Você encontra mais informações sobre o curso na página do Treinamento (http://www1.folha.uol.com.br/treinamento/)
Prezados,
Há alguma perspectiva de se fazer esse tipo de treinamento no modelo EAD?
Oi, Maria Christina. Na verdade não, pois será preciso fazermos encontros e atividades presenciais.
Quais cursos serão oferecidos?
Oi, Joaquim. O programa inclui exercícios de reportagem, palestras com jornalistas da Redação e a elaboração de um projeto final.
Você encontra mais informações sobre o curso na página do Treinamento (http://www1.folha.uol.com.br/treinamento/)
Que curços vcs estão oferecendo.
Oi, Marcio. No momento, temos inscrições abertas até 7 de setembro para um curso voltado para pessoas com mais de 40 anos, pelo site http://treinamento.folha.com.br/programadetrainee/
Você encontra mais informações sobre o curso na página do Treinamento (http://www1.folha.uol.com.br/treinamento/)
Gostaria de fazer esse treinamento
Genilva, que ótimo! As inscrições ficam abertas até 7 de setembro e podem ser feitas no site (http://treinamento.folha.com.br/programadetrainee/)
Excelente iniciativa.
Com 36 e 37 anos (quase 40) ou 66 é possível se inscrever?
Não há programação online para quem mora em outra cidade?
Obrigado.
Oi, Luiz. Para se inscrever, é preciso ter mais de 40. Portanto, é possível se inscrever com 66 sim.
Gostaria muito de participar considerando o nome e o crédito da Folha.
Aguardo contato,
Gilmara Paixão
Que ótimo, Gilmara! As inscrições ficam abertas até 7 de setembro e podem ser feitas no site (http://treinamento.folha.com.br/programadetrainee/)