“Cumpro o acordo ou aceito a oferta irrecusável?”

Cristina Moreno de Castro

Um leitor nos escreveu para contar a seguinte história:

“Eu trabalhava em uma empresa onde era estágiario e havia combinado de ficar no lugar de uma pessoa durante uma semana em que ela estaria de férias. Porém, uma semana antes, recebi uma proposta de trabalho irrecusável e aceitei, já que deixaria o cargo de estágiario para ser profissional da área com carteira assinada.

O problema é que a ideia não foi bem aceita na empresa com a justificativa de que eu estaria “deixando o pessoal na mão”. Mas a outra empresa precisa de mim para começar a partir daquela semana.

Então fica a pergunta: diante de uma proposta irrecusável você não aceitaria para cumprir o combinado, ou faria como eu, aceitaria a proposta e trocaria de imediato?”


O que vocês acham?

Comentários

  1. Bem, como disse o Marcelo Soares aí em cima, “cada um escolhe o que considera o melhor pra si”. Acho que, quando se ter oportunidade, é muito bom mudar e viver novas experiências. Se você acha que o seu estágio já te proporcionou o máximo que poderia proporcionar, creio que é muito válido aceitar a proposta.
    A honestidade conta muito nessas horas. Chegue para o seu chefe do estágio e relate o seu caso. Diga que surgiu algo remunerado e que você gosta do trabalho que realiza no estágio (mas só diga isso se gostar mesmo viu?). Questione se a empresa possui alguma proposta para você. Vai que a empresa que você está aceita cobrir a tal oferta irrecusável que você disse receber.
    Boa sorte!

  2. Ô, quem olha muito pra trás ou tá fugindo da polícia ou tem dívida que não acaba mais na praça… Chefe bom é aquele que te empresta a mulher, o resto é resto, sai fora logo que estágio é sinônimo de otário de ocasião, chupa cabra nele…

  3. Nem pense muito, vá para o emprego novo.
    É muito egoísmo da parte do seu patrão ou chefe dizer que você está deixando ele na mão. Ele só está pensando no lado dele. Avise e explique que você não vai deixar a oportunidade de um emprego de verdade só porque ele precisa de um estagiário por mais uma semana.

  4. Acho que o melhor negócio é conversar com o antigo chefe e explicar, não dá para perder um oportunidade boa. E a Aline tem razão, se ainda tiver “clima”, indique alguém para ficar no seu lugar…

    Abraços…

  5. Eu aceitaria a proposta por um simples motivo: estágio é somente durante um período da vida e, você aceitando essa proposta irrecusável, ficará tranquilo por um bom tempo e isso pode possibilitar o seu crescimento profissional. Sei que entram questões éticas, mas, cabe a empresa entender. Você escolhe: ou termina a semana sendo “o responsável”, pra depois ficar só lembrando da proposta que recebeu, ou aceita logo. Boa sorte!

  6. Poxa vida, que situação! Como diz minha mãe: “Estou entre a cruz e a caldeirinha”. Mesmo que tenha sido combinado entre um copo e outro na mesa do buteco, como já diziam por ai, o que é combinado não sai caro. Deixar as pessoas na mão é complicado, tanto de um lado quanto de outro e também sabemos que essa questão colocada pelo Rogério faz muio sentido. A empresa não estaria nem um pouco preocuada se fosse ao contrário. Quando mudei de estágio eu precisava continuar no outro até encontrarem alguém para colocar no meu lugar. Fiquei mais ou menos mês sem almoçar porque saia de um meio dia e entrava no outro meio dia e dez. Foi tenso, mas mostrou pra eles que sou ponta firme sabe. Acho que é um ponto positivo se eles perceberem o esforço de dar uma mão quando a coisa ta apertada. Mas é uma situação difícil mesmo. rs Boa sorte!

  7. É uma decisão profissional sua. E como profissional, a empresa tem que entender. Para amenizar qualquer culpa, pense no inverso. Se a empresa tivesse acertado com você, mas de repente aparecesse um “candidato irrecusável” para ela. Como será que ela agiria?

  8. Primeiro, só quem faz proposta irrecusável é o Don Vitto. Segundo, está mal explicado essa sua promessa. Parece um compromisso meio tácito e informal demais. Como você combinou isso? Como diabos combina isso sem as condições apropriadas para você? Conversa de buteco não é compromisso pra vida toda.

  9. Cada um escolhe o que considera o melhor pra si. Sempre. Se quem te chamou para a oportunidade abandonada for honesto intelectualmente, pode ficar chateado e até decidir não te convidar pra mais nada (é uma reação compreensível). Mas deve compreender que sua escolha é muito mais vantajosa para você. Ele provavelmente terá menos dificuldade de encontrar alguém que quebre o galho por uma semana do que um estagiário de encontrar algo mais permanente.

  10. Eu aceitaria a proposta irrecusável e indicaria alguns nomes de gente bacana que pudesse me substituir no antigo emprego – seria uma saída do tipo meio termo, já que numa situação como essa não dá pra fazer muito mais que isso.

Comments are closed.