Qual é a diferença entre pauta e pré-pauta?

Por izabela moi

Por Juliana Gragnani, 21, trainee da turma 54

 

“Os primeiros dias de treinamento são um misto daquela ansiedade dos primeiros dias na escola, quando voltar às aulas era algo divertido, e do nervosismo dos primeiros dias de trabalho, quando a nova vaga de emprego ainda é algo com a qual se tem que familiarizar.

Tudo isso multiplicado por doze _doze pessoas que, por causa da semana de palestras, já se conheciam e, arrisco dizer, já se davam muito bem.

Entre aulas de português e inglês, cursos para aprendermos a usar programas que editam e publicam o conteúdo da Folha, orientações para conseguirmos organizar nosso e-mail, fizemos também alguns exercícios práticos relacionados, claro, a jornalismo.

Uma das propostas foi criar três pautas a partir do jornal do dia, sendo uma pauta derivada (uma matéria que pode surgir a partir da ‘lacuna’ de uma reportagem ou nota do jornal), outra de serviço e, por fim, uma pauta de perfil.

Recomendo o exercício: pegue o jornal do dia e tente ver se ele rende pautas – pela quantidade de possíveis matérias discutida pelo grupo, descobrimos que muitas pautas podem surgir assim, a partir de um olhar e leitura mais apurados. Mas na nossa discussão posterior à tarefa, surgiram algumas questões: Qual é a diferença entre uma pauta e uma pré-pauta? Quais os requisitos de uma e de outra?

O Manual de Redação define pauta como o ‘primeiro roteiro para a produção de textos jornalísticos e material iconográfico’. No entanto, o Manual não define pré-pauta.

No livro “Jornalismo Diário – Reflexões, recomendações, dicas e exercícios”, lemos que a diferença entre pauta e pré-pauta reside na pesquisa e um pouco na apuração, pois ‘a pré-pauta exige pesquisa inicial para virar pauta’.

Em nossos trabalhos, vimos que a diferença entre um e outro pode ser muito sutil. Às vezes não sabíamos se estávamos produzindo pautas ou se nosso faro e “especulação”, sem tempo para pesquisar, tendia mesmo pra pré-pauta.

A discussão rendeu, assim como os outros muitos debates que já fizemos apenas nesse começo de treinamento. Sinto que vem muito mais por aí!”