Congresso debate jornalismo, educação e desigualdades na pandemia
Em sua segunda edição feita totalmente à distância, o 5º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação está com inscrições abertas. Com o tema “A educação e as desigualdades na pandemia”, o evento, promovido pela Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), acontece entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro.
Trazendo os enfoques socioeconômico, de raça, de gênero e da deficiência, a programação conta com 11 mesas de debate e quatro minicursos, para discutir causas e efeitos das desigualdades educacionais intensificadas pela pandemia.
Entre os palestrantes estão Jurema Werneck, diretora-executiva da Anistia no Brasil, e Suelaine Carneiro, coordenadora de educação e pesquisa no Geledés Instituto da Mulher Negra. Também participam do evento o economista Arminio Fraga, colunista da Folha, o redator de humor Hélio de La Peña e os jornalistas Miriam Leitão, do jornal O Globo, Jairo Marques, da Folha, e Adriana Carranca, colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo.
A abertura do congresso será na segunda-feira, 27, às 10h, com o encontro entre Hélio La Peña e as Pretinhas Leitoras, iniciativa criada pelas irmãs Eduarda Ferreira, Helena Ferreira e Elisa Ferreira, que aborda o protagonismo negro na literatura. A mediação será da jornalista Tatiana Vasconcellos, da rádio CBN.
O professor da Universidade de Genebra (Suíça) Abdeljalil Akkari e o professor da Universidade de Columbia (EUA) Douglas Ready participam da mesa Ciência e Desigualdade, na terça-feira, 28, às 10h. As atrações com convidados internacionais contam com tradução simultânea para o português.
A programação será transmitida ao vivo, com tradução em libras. O público poderá interagir via chat, disponível na plataforma de transmissão. O evento é gratuito, com possibilidade de pagamento voluntário. Participantes presentes em mais de 70% da programação terão direito a certificação pelo congresso.
Veja a programação completa e inscreva-se em: https://jeduca.org.br/jeduca20.