Folha exibe documentário sobre sistema penitenciário brasileiro
A Folha exibe, das 13h de quarta-feira (25) às 13h de sábado (28), o documentário “Encarcerados”, que traz os dilemas do sistema carcerário brasileiro sob os olhares dos agentes penitenciários. A produção estreia no cinema na quinta (26).
Após a exibição, haverá um debate, às 14h de sábado, com o médico Drauzio Varella, Claudia Calabi, diretora do documentário, e Igor Rocha, agente penitenciário.
Varella é autor dos livros “Estação Carandiru”, “Carcereiros” e “Prisioneiras”, que serviram de inspiração para o documentário.
Participa também do debate Leonardo Precioso, fundador e CEO do Instituto Recomeçar, que visa a reinserção de ex-presidiários no mercado de trabalho.
Filmado antes do início da pandemia de Covid-19, em oito penitenciárias de São Paulo, “Encarcerados” traz depoimentos de diferentes gerações de agentes penitenciários, alguns já aposentados, outros ainda na ativa, além de familiares e de ex-prisioneiros.
O documentário traça uma linha do tempo que vai da ditadura militar ao surgimento do PCC, passando pelo massacre do Carandiru. O jornalista Pedro Bial também faz parte dos diretores do documentário.
Fernanda Mena, repórter da Folha, será a mediadora do evento.
Para assistir ao filme, o leitor da Folha deve se cadastrar neste link: https://eventos.folha.uol.com.br. Há 150 vagas disponíveis.