Google lança manual gratuito para startups de jornalismo digital

O Google lançou na quarta-feira (18) o Playbook de Startups da Google News Iniciative (GNI), que funciona como um guia para startups de jornalismo digital. As dicas no documento envolvem como construir um negócio economicamente sustentável sem deixar de lado a responsabilidade na produção do conteúdo.

Segundo a companhia, o texto do Playbook será constantemente atualizado.

O objetivo das orientações é ajudar a entender o que é necessário para obter sucesso em iniciativas jornalísticas.

O manual está dividido em seis capítulos: “Uma introdução às startups de jornalismo”, “Defina o problema que você está tentando resolver”, “Construir e medir seu produto mínimo viável (MVP)”, “Identifique a missão e os valores que irão guiá-lo”, “Faça um plano de negócios para a sua ideia” e “Defina o sucesso para o seu negócio”.

O texto foi construído a partir das experiências do Startup Lab da GNI ao redor do mundo. No Brasil, o programa foi de outubro de 2020 a maio de 2021 e auxiliou as seguintes organizações jornalísticas: Agência Bori, Agência Tatu, Alma Preta, AzMina, Fervura, São Paulo para Crianças, Galápagos, Núcleo Jornalismo, MyNews e Ponte Jornalismo.

O manual pode ser acessado gratuitamente através deste link (https://newsinitiative.withgoogle.com/digital-growth/startups-playbook/pt/playbook/# playbook).