Programa de estímulo ao jornalismo científico concede bolsas de até US$ 2,5 mil

O Instituto Serrapilheira e a Fundação Gabo abriram hoje (12) as inscrições para o Programa de Formação e Estímulo ao Jornalismo de Ciência. Com o apoio da Unesco, o projeto tem o objetivo de fortalecer a cobertura do campo científico e selecionará 16 jornalistas.

Os escolhidos participam de um workshop online entre os dias 21 de setembro e 14 de outubro com o jornalista Pablo Correa Torres, editor de ciência, saúde e ambiente do jornal colombiano El Espectador.

Nas palestras, os participantes conhecerão as várias formas de narrar um fato científico através do olhar da história da ciência.

Além disso, eles analisarão um estudo de caso: a técnica genética Crispr-CAS9, método que revolucionou a biotecnologia e a medicina. Para isso, haverá uma conversa com Francisco Mojica e Luciano Marraffini, dois cientistas que utilizam a técnica.

Cada um dos 16 jornalistas receberá uma bolsa de até US$ 2,5 mil para desenvolver trabalhos baseados nos critérios propostos pelo workshop. Especialistas acompanharão por dois meses a produção dos projetos.

Para participar, é preciso ter de três a dez anos de experiência em cobertura de jornalismo de ciência em veículos de qualquer formato.

Na seleção, será levado em conta, também, o interesse pelos assuntos do programa e o potencial de impacto da proposta do projeto jornalístico apresentado no edital.

O programa será realizado em espanhol e, por isso, é importante que os candidatos tenham conhecimento básico do idioma.

As inscrições irão até o dia 5 de setembro e podem ser feitas pelo site da Fundação Gabo.