Bolsa Helaine Martins oferece estágio para estudantes negras de jornalismo
A Editora Mol está com inscrições abertas para a bolsa Helaine Martins pelo jornalismo inclusivo. A bolsa é uma homenagem à jornalista de mesmo nome e oferece oportunidade de estagiar na alimentação de conteúdo da plataforma Entreviste Um Negro. É exclusiva para mulheres estudantes de jornalismo, cursando a partir do sexto semestre.
As candidatas podem ser de qualquer local do país, desde que a universidade aceite estágios feitos à distância. A bolsa oferece R$ 2.000 mensais por 30 horas semanais, em horários flexíveis. O contrato inicial é de seis meses, podendo ser renovado até duas vezes. Caso necessário, a Editora Mol garante estrutura para trabalhar de casa.
Para participar, é necessário enviar currículo e um texto de até 1.000 caracteres com uma apresentação da estudante e duas ideias para um jornalismo antirracista para o e-mail bolsahelaine@editoramol.com.br. Os envios devem ser feitos até o dia 20 de agosto. Além da análise do currículo e texto, as candidatas passarão por entrevista e conversa com uma banca.
As habilidades desejáveis pela Editora Mol são organização, ser consumidora de notícias, ter ótimo texto, boa comunicação, consciência social e cabeça aberta. Também é importante “ter talento de detetive” e gostar de conversar com as pessoas.
Helaine Martins, homenageada pela bolsa, foi a jornalista responsável pela criação da plataforma Entreviste Um Negro, que envolve um banco de fontes jornalísticas em diversas áreas do conhecimento, a fim de dar mais visibilidade na mídia para profissionais negros. Ela faleceu em junho de 2021.