Debate online discute atuação de pessoas brancas na luta contra o racismo

treinamento
O Instituto Ibirapitanga, que se dedica às causas da equidade racial e dos sistemas alimentares, realizará na quinta-feira (12) um evento que marca o lançamento do caderno “Branquitude: racismo e antirracismo”. Será um debate online com a participação da pesquisadora Winnie Bueno, do teólogo Ronilso Pacheco, com mediação da professora Lia Vainer Schucman.
O evento abordará as possibilidades e as fronteiras da atuação de pessoas brancas na luta contra o racismo, considerando o contexto político após junho de 2020, período de crescimento do debate antirracista devido ao assassinato de George Floyd no fim de maio.
Winnie Bueno é mestre em direito, fundadora da Winnieteca, uma iniciativa que conecta pessoas negras à literatura.
Winnie Bueno, 31, mestre em direito e fundadora da Winnieteca (Foto: Arquivo pessoal)


Ronilso Pacheco é colunista do UOL, mestrando em teologia no Union Theological Seminary (Universidade Columbia), pastor e pesquisador de religião e sociedade. Ele também é autor dos livros “Ocupar, Resistir, Subverter – Igreja e Teologia em Tempos de Violência, Racismo e Opressão” (2016) e “Teologia Negra: O sopro antirracista do Espírito” (2019).

Lia Vainer Schucman é professora de psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e consultora em relações étnico-raciais e branquitude para empresas e organizações.

Para se inscrever no debate online, basta acessar o link ibirapitanga.org.br. O evento acontece às 18h30, na quinta-feira (12).