Congresso da Abraji terá palestras sobre abusos sexuais em redes de poder
O 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji trará, no dia 26 de agosto, duas palestras que discutirão o tema “Abusos sexuais em grandes redes de poder”.
Na primeira parte, o caso discutido será o do bilionário americano Jeffrey Epstein, acusado de abuso sexual contra adolescentes. A convidada será a jornalista investigativa Julie K. Brown, do Miami Herald. Brown descobriu que o bilionário fora condenado em 2008 por “obter prostituição de uma menor de 14 anos”, mas foi libertado antes de cumprir a pena. Dez anos depois, a investigação da jornalista localizou outras vítimas e descobriu detalhes como acordos entre os advogados e o então procurador federal Alexander Acosta. Graças à reportagem, o caso foi reaberto e descobriu mais 60 vítimas.
A segunda mesa abordará o caso do brasileiro Samuel Klein, fundador das Casas Bahia, e seu filho, Saul Klein, acusados de exploração sexual e estupro, respectivamente. Os debatedores serão Andrea Dip e Thiago Domenici, da Agência Pública, e Pedro Lopes, do UOL. Depoimentos de vítimas e de ex-funcionários indicam que Samuel abusava de menores, oferecendo pequenos presentes ou empregos. A mesa terá a mediação de Amanda Rossi, da diretoria da Abraji.
Para assistir às palestras, basta se inscrever no Congresso da Abraji neste link (https://eventos.congresse.me/congressoabraji). O evento acontece entre os dias 23 e 27 de agosto de 2021, de forma online e gratuita.