Fundação alemã concede bolsas de pesquisa para futuros líderes

A Fundação Alexander von Humboldt está com inscrições abertas até o dia 15 de outubro para a Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes, programa destinado a jovens que querem elaborar projetos de pesquisa na Alemanha sobre questões mundiais.

São 60 bolsas para candidatos do Brasil, EUA, Índia, Rússia, China e África do Sul, que podem realizar projetos nas áreas de política, economia, mídia, administração ou cultura.

Os participantes devem saber falar inglês, ser recém-formados ou em início de carreira, ter cidadania em um dos países citados acima, comprovação de alguma experiência inicial em liderança, um projeto que seja aplicável e viável de ser feito durante o tempo que passará no programa, duas cartas de recomendação, primeira graduação completa até 12 anos antes do começo do programa e um anfitrião para recebe-lo na Alemanha.

O anfitrião pode ser qualquer pessoa que trabalhe em instituições públicas ou privadas na Alemanha, mas precisa ter uma relação profissional com o projeto desenvolvido pelo candidato. O interessado deve escolher alguém que trabalhe com cultura se quiser fazer uma pesquisa nessa área, por exemplo.

Os estudantes receberão auxílio de até € 2.770 por mês (aproximadamente R$ 16.626) e, com a ajuda do anfitrião, terão um ano para desenvolverem as pesquisas. Poderão, também, participar de um curso intensivo de alemão durante três meses. O início dos projetos individuais está programado para outubro de 2022.

O programa tem patrocínio da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e os bolsistas devem apresentar seus projetos pessoalmente a ela no final dos estudos.

Para saber mais, acesse o site da fundação.​