Projeto torna jornalismo mais acessível e agradável para pessoas cegas e com baixa visão
Para pessoas com deficiência visual, ter acesso aos conteúdos de um jornal não é algo que costuma ser fácil. Ainda que contem com apoio de softwares de leitura, esses programas basicamente convertem em áudio todas as informações textuais que aparecem na tela, o que deixa a experiência pouco agradável.
Para tornar o jornalismo mais acessível e prazeroso para esse público, foi criado o projeto Auditorial: um experimento de narração de histórias que se adapta às necessidades e preferências de usuários cegos e com baixa visão.
Fruto de uma parceria entre o Guardian, Google e a Royal National Institute of Blind People (RNIB), instituição do Reino Unido voltada a pessoas com deficiência visual, o site conta com uma variedade de ferramentas de acessibilidade para ler, ouvir e assistir a um conteúdo.
Os usuários podem selecionar as configurações de áudio, vídeo e texto da maneira que mais lhes convém, definindo desde a velocidade de reprodução ao contraste das cores, controle de foco e tamanho das letras.
Para pessoas com sensibilidade à luz, também é possível escolher entre os modos claro ou escuro, e optar pela apresentação em preto e branco, amarelo e preto ou azul e branco —combinações de cores mais comuns.
O conteúdo que inaugura o Auditorial é baseado num episódio do Science Weekly Podcast, podcast de ciência do Guardian, sobre os efeitos devastadores das mudanças climáticas nos sons da natureza.
A narrativa, disponível apenas em inglês, parte da história de Bernie Krause, um dos fundadores do que veio a ser chamado de “soundscape ecology”, ou ecologia de paisagem sonora. O episódio tem cerca de 17 minutos de duração.
Segundo o site, no processo de construção do Auditorial, a equipe teve contato com muitas coisas que poderiam ser feitas para tornar a web um lugar mais inclusivo para pessoas com deficiência visual.
E para ajudar outros jornais e empresas que trabalham com conteúdos narrativos a atingir esse objetivo, foi disponibilizado um “Caderno de Acessibilidade”, que compartilha os aprendizados adquiridos ao longo dos sete meses de desenvolvimento do projeto. As dicas vão desde como inserir hiperlinks no texto à melhor forma de selecionar a fonte e descrever imagens.
Para acessar o Auditorial, clique no link https://auditorial.withgoogle.com