Inscrições abertas para o Prêmio de Jornalismo Sul-Americano sobre Imigração

A Associação Brasileira de Imprensa divulgou que estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio de Jornalismo Sul-Americano sobre imigração, organizado pelo escritório regional da Organização Internacional para as Migrações (OIM) na América do Sul.

Profissionais de imprensa sul-americanos que trabalhem em veículos regionais e jornalistas de outros locais cuja cobertura inclua a América do Sul — nos idiomas português, espanhol ou inglês — podem se inscrever até o dia 18 de junho.

Quanto aos trabalhos, serão aceitos os formatos de escrita (digital ou impressa), rádio e televisão, que tenham sido publicados entre 1º de janeiro de 2020 e 30 de abril de 2021. Os selecionados receberão US$ 800 e mentoria da Fundação Gabo para se aprofundar no tema do trabalho já existente ou produzir outra matéria. Os vencedores serão anunciados em julho.

As produções devem focar nas migrações internacionais que ocorrem em território sul-americano (entre países da região ou de fora da região para países da América do Sul) ou na diáspora e nas comunidades migrantes sul-americanas em diferentes partes do mundo. Além disso, reportagens sobre migração interna na América do Sul serão aceitas.

O júri irá considerar os seguintes critérios de avaliação: qualidade da pesquisa, uso de dados que ajudem a entender o contexto, criatividade na abordagem do tema, uso e equilíbrio de fontes, uso de dados sobre migração, inclusão de depoimentos de migrantes e uso adequado da linguagem referente à migração.

Para se inscrever, é necessário acessar e preencher o formulário disponível neste link. Cada candidato pode registrar apenas uma proposta. Candidaturas em equipe são permitidas, desde que um membro seja indicado como responsável.