Curso virtual gratuito aborda políticas públicas e comunicação humanitária na perspectiva da Agenda 2030
Estudantes, pesquisadores, comunicadores e gestores públicos podem se inscrever para o curso de extensão universitária gratuito “Dimensão social das políticas públicas nas cidades: perspectivas da Agenda 2030 sob as lentes da comunicação humanitária e de paz”, realizado pela Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza da Câmara Municipal de Itapevi (SP) em parceria com o grupo de pesquisa HumanizaCom. As inscrições podem ser feitas até dia 10 de abril.
A Agenda 2030 é um plano de ações da Organização das Nações Unidas (ONU), que reúne os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, com o intuito de erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental no mundo.
A ideia do curso é apresentar os principais conceitos da comunicação na promoção do diálogo entre os atores sociais, pensando no contexto das políticas públicas municipais, e propor os preceitos e práticas da comunicação humanitária. O curso tem duração de 20 horas e as aulas serão transmitidas pelo Zoom.
Os alunos debaterão, durante o período de 15 a 23 de abril, temas como meio ambiente, desinformação, representação social da mulher, inclusão da pessoa com deficiência, instituições humanitárias, mídia e representação social, percepção da realidade, imigrantes nas cidades, alteridade e ética humanitária na política, comunicação humanitária e paz e introdução à semiótica humanitária.
O curso também conta com a parceria e certificação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), e apoio institucional e científico da Fundação para Governança Global e Sustentabilidade (FOGGS), Cátedra Unesco UMESP de Comunicação e das revistas Katoikos (Bélgica) e Hermès (França).