Énois abre curso gratuito sobre cobertura da primeira infância para profissionais de periferias
Até 7 de abril, a Énois, laboratório que trabalha para impulsionar a diversidade e a representatividade no jornalismo, está com inscrições abertas para o curso Jornalismo e Território, destinado a profissionais de periferias e favelas, da região Sul e Sudeste.
Serão disponibilizadas 30 vagas para os interessados. Em oito encontros virtuais com duração de três horas, as oficinas do curso terão como foco a discussão sobre primeira infância e adolescência.
O curso abordará a educação infantil e direitos da primeira infância, Lei de Acesso à Informação e acesso a dados e instituições públicas, cobertura da primeira infância e adolescência em territórios periféricos e produção de pautas sobre o tema.
O curso terá início no dia 13 de abril e se encerra em 5 de maio. Ao final do curso, cada participante recebe uma ajuda de custo de R$ 250, desde que tenha participado em 80% da carga horária.
Além disso, na finalização das oficinas, os participantes apresentarão pautas e as seis melhores serão selecionadas para produção. Cada jornalista selecionado receberá uma remuneração de R$ 1.000 para realizar a apuração.
O programa tem apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Porticus e Repórter Sem Fronteiras.