Pulitzer Center abre inscrições para bolsas de reportagem sobre desmatamento durante a pandemia
O Pulitzer Center, organização sem fins lucrativos que apoia o jornalismo independente e o Amazon Rainforest Journalism Fund (RJF) abre inscrições para bolsas de reportagem sobre desmatamento da Amazônia durante a pandemia. As inscrições podem ser feitas em português, espanhol ou inglês até 15 de abril.
Os trabalhos devem relacionar a crise da Covid-19 junto ao desmatamento, grilagem de terras, garimpo ilegal e ameaças que as populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas vêm enfrentando, além de outras questões da região.
Podem participar jornalistas, editores e organizações de mídia tradicional ou independente. O programa incentiva que as matérias incluam colaboração de jornalistas locais ou indígenas, visto que os bolsistas não poderão viajar para os locais de apuração.
Os interessados devem enviar uma descrição do projeto, explicando a pauta, relevância e metodologia, uma estratégia de veiculação, estimativa de orçamento, três exemplos de trabalhos publicados e três referências profissionais, dados da equipe e cartas de compromisso de editores interessados em publicar o material.
Os bolsistas recebem um auxílio de até US$ 5.000 (cerca de R$ 28 mil).
Para auxiliar os jornalistas interessados nas bolsas e profissionais em geral, o Pulitzer Center e o Amazon RJF realizam, no dia 9 de abril, às 10h, o webinário “Cobertura remota na Amazônia durante a pandemia. Como fazer boas reportagens sem arriscar vidas de comunidades e jornalistas”.
O programa de bolsas conta com apoio institucional da Agência EFE.