Infográfico na primeira página do New York Times mostra evolução da pandemia nos EUA

(Reprodução)
treinamento

O jornal New York Times publicou na primeira página do último domingo (21), quando os Estados Unidos estavam próximos de atingir a marca de 500 mil mortes pela Covid-19, um infográfico que apresenta a evolução da pandemia no país. Com um ponto representando cada vida perdida, a arte mostra como os últimos dois meses têm sido mais mortais entre os americanos.

O infográfico, que ocupou três das seis colunas da primeira página do jornal, também indica as datas e o intervalo de dias entre cada período que o país contabilizou 50 mil mortes. Nesta segunda (22), o país ultrapassou a marca de meio milhão de mortes​ pela Covid-19.

Do primeiro óbito em decorrência da infecção pelo novo coronavírus nos EUA, em 29 de fevereiro de 2020, à marca de 50 mil mortes, em 24 de abril, foram 55 dias. A partir de novembro, quando o país contabilizou 250 mil vítimas da Covid, esse intervalo veio diminuindo. De 19 de janeiro a 3 de fevereiro, em apenas 15 dias, saiu de 400 mil para 450 mil mortos.

“Há uma certa letargia entre as pessoas, que acho fazer parte da natureza humana quando isso vem acontecendo por tanto tempo, mas nós tentamos lembrá-las do que ainda está acontecendo”, disse Lauren Leatherby, editora de arte e uma das idealizadoras do infográfico, ao blog Times Insider, que aborda os bastidores do jornal.

“Algo marcante sobre essa arte é que tentamos levar para a casa dos americanos uma noção da velocidade em que tudo está acontecendo.”

Quando as mortes pela Covid nos Estados Unidos chegaram a 100 mil em maio do ano passado, a primeira página veio com uma relação de quase mil nomes de vítimas da pandemia e breves descrições sobre cada um delas, com a manchete “Mortes nos EUA se aproximam de 100 mil, uma perda incalculável”.

Para viabilizar tecnicamente a veiculação do infográfico do último domingo, o Times fez dois testes. Um deles foi colocar uma pequena dispersão de pontos no canto inferior de uma página interna da edição de sábado (20). No outro, imprimiu na sua gráfica amostras com pontos de diferentes tamanhos em papel jornal que não foi distribuído.