Universidade Columbia lança bolsas de pesquisa sobre efeitos da pandemia no desenvolvimento de crianças
O Dart Center for Journalism and Trauma, projeto que integra a Escola de Jornalismo da Universidade Columbia, em Nova York, lançou uma bolsa virtual para projetos de jornalistas no Brasil, Venezuela e Colômbia que abordem os efeitos da pandemia no desenvolvimento das crianças.
Os projetos podem ser reportagens únicas, série de reportagens, investigações no impresso, online ou audiovisual, e precisam abordar os desafios que muitas crianças enfrentam nos ramos educacionais, sociais e emocionais frente à pandemia.
Podem se inscrever jornalistas que tenham fluência em inglês e disponibilidade ao longo do período da bolsa, de 15 de março a 31 de agosto. Cada bolsista receberá um auxílio de US$ 1.500 (cerca de R$ 7.972), mentoria e deve participar de webinários mensais com especialistas nos campos de ciência, educação, saúde pública e jornalismo.
A seleção dará prioridade para projetos que envolvam crianças com menos de cinco anos e seus responsáveis. A avaliação leva em conta a relevância, solidez da abordagem, impacto e experiência do profissional em cobertura de temas relacionados à primeira infância.
O programa de bolsas será dirigido por Fábio Takahashi, editor do DeltaFolha e coordenador do podcast e newsletter Folha na Sala. Mariana Kotscho, vencedora do prêmio Vladimir Herzog de jornalismo e apresentadora do programa Papo de Mãe, e Daniela Tófoli, colunista semanal da Rádio CBN e autora do blog Mãe de Tween (sobre pré-adolescentes) no site do jornal O Globo, serão as mentoras dos projetos.
A iniciativa faz parte do programa “The Early Childhood Reporting Initiative: Covering Trauma, Resilience and the Developing Brain”, do Dart Center, que tem como foco a cobertura do desenvolvimento na primeira infância ao redor do mundo. As inscrições vão até 9 de fevereiro de 2021, às 19h, no horário de Brasília.