Livro reúne lives de arquiteto com 44 personalidades brasileiras durante quarentena
Com a popularização das lives durante a pandemia, o arquiteto Miguel Pinto Guimarães aproveitou a febre para transmitir ao vivo pelas redes sociais suas conversas com personalidades brasileiras de várias áreas. A ideia gerou o livro “Quarenta e quatro em quarentena”, lançado pela editora Intrínseca em dezembro.
As entrevistas foram transmitidas na página do arquiteto no Instagram de abril a setembro e estão reunidas no livro na sequência em que aconteceram. O leitor também encontra uma cronologia com as principais notícias do período, que serviram de base para os bate-papos.
As lives, que no começo foram planejadas por Guimarães para tratar de temas como arquitetura e urbanismo, depois passaram a ter como convidados personalidades brasileiras de diferentes campos de atuação.
Estão presentes no livro o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o cantor Gilberto Gil, o apresentador Luciano Huck, a líder indígena Sônia Guajajara, o médico Drauzio Varella, a ex-senadora Marina Silva, os economistas e colunistas da Folha Armínio Fraga e Marcos Lisboa, entre outros.
A importância do jornalismo durante a pandemia foi tema central de muitos debates, com Pedro Bial, Renata Lo Prete, Guga Chacra, Flávia Oliveira, André Trigueiro, Zuenir Ventura e Fernando Gabeira.