Fundação Gabo abre inscrições para laboratórios de jornalismo de soluções
A Fundação Gabo, junto da Rede de Jornalismo de Soluções e da Fundação Tinker, está com inscrições abertas para os laboratórios de jornalismo de soluções, destinados a veículos de comunicação latino-americanos.
O intuito do projeto é qualificar o jornalismo da região auxiliando numa cobertura diversificada e capaz de debater os problemas da sociedade atualmente.
Serão selecionados seis veículos que receberão treinamento e financiamento de até US$ 3.550 (R$ 20.083) para a realização de um projeto jornalístico com foco em soluções para problemas sociais. A mentoria buscará capacitar os profissionais da Redação com técnicas de investigação, estruturação de histórias, construção de estratégias inovadoras e dinâmicas de publicação e divulgação.
Os laboratórios terão duração de cinco meses. Durante cinco semanas, receberão o treinamento e, nos meses seguintes, produzirão a reportagem com acompanhamento de mentor da fundação.
As inscrições podem ser feitas até 3 de dezembro. É preciso enviar uma carta de apresentação do veículo, uma proposta de reportagem, estimativa de orçamento e plano de divulgação do produto.
As Redações serão escolhidas com base em critério geográfico (duas de países da América Central, duas no Brasil e duas de outros países da América do Sul).
As propostas serão selecionadas por um comitê de profissionais da Fundação Gabo e os chefes de Redação dos veículos pré-selecionados participarão de entrevistas individuais com os avaliadores. Quando finalizados, os trabalhos poderão ser publicados no site da Fundação Gabo e no Story Tracker de Solutions Journalism Network, banco de dados que reúne reportagens sobre problemas sociais.
A Fundação Gabo foi criada pelo jornalista colombiano Gabriel Garcia Márquez, vencedor do prêmio Nobel de Literatura, com o objetivo de incentivar o jornalismo latino-americano.