Confira vencedores do 1º Prêmio Neusa Maria de Jornalismo
Lançado neste ano, o Prêmio Neusa Maria de Jornalismo é uma iniciativa de repórteres negros com apoio da agência Alma Preta. O intuito da premiação é valorizar a produção jornalística de profissionais negros, trans e indígenas.
A jornalista Neusa Maria Pereira, 65, foi homenageada pelo prêmio por ser uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU), em 1978, e representar a resistência durante o período militar, protestando contra a violência policial que atingia a população negra. Com o artigo “Em defesa da dignidade das mulheres negras em uma sociedade racista”, publicado no jornal Versus, foi a primeira mulher negra a publicar um texto sobre feminismo negro na imprensa brasileira.
Durante os nove dias de inscrição, o prêmio recebeu 151 matérias. Entre os inscritos homenageados, 97% são negros, um se autodeclara afro-indígena, uma pessoa amarela e duas pessoas brancas transexuais.
Os trabalhos selecionados abordam, em sua maioria, questões raciais, ambientais, privilégios sociais, representatividade na política, transfobia e os impactos da pandemia do coronavírus. Foram publicados em diversos veículos, vários independentes como Jornal Empoderado, Negre, Ceará Criolo, Ponte Jornalismo, Notícia Preta, Projeto Colabora, Agência Mural, Noticiário Periférico, Az Mina e Guia Negro.
Confira a lista completa dos homenageados e suas produções no site Alma Preta.