Pesquisa do Projor e Volt Data Lab faz mapeamento de jornalismo local no Brasil

(Unsplash)
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O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) anunciou a quarta edição do Atlas da Notícia, pesquisa sobre o jornalismo local no Brasil, que irá mapear os veículos jornalísticos nos 5.570 municípios do país.

A intenção é acompanhar o fechamento de empresas e apresentar as novas iniciativas que surgiram desde a última edição, em dezembro de 2019.

A terceira edição do Atlas da Notícia registrou 11.833 veículos jornalísticos em atuação no país e apontou uma distribuição desigual. Segundo a pesquisa, para cada dez municípios, seis são desertos de notícias. Dessa forma, 64,9 milhões de brasileiros são atingidos pela falta de informação jornalística sobre o local onde moram.

Em relação aos fechamentos de empresas, o Atlas identificou 331 casos, sendo que 195 produziam jornalismo impresso.

A próxima edição disponibilizará um pacote na linguagem R para pesquisadores com conhecimento de programação e também mais dados e recursos,a partir de melhorias técnicas na API (Interface de Programação de Aplicações).

O Atlas da Notícia está previsto para ser publicado em dezembro no site do Observatório da Imprensa.

O projeto é patrocinado pelo Facebook Journalism Project (FJP) e tem apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

A organização dos dados será realizada pelo Volt Data Lab, agência de jornalismo de dados, liderado pelo jornalista Sérgio Spagnuolo. A coordenação da pesquisa será feita pelo jornalista Sérgio Lüdtke, com pesquisadores representando cada região: Angela Werdemberg (centro-oeste), Dubes Sônego (sudeste), Jéssica Botelho (norte), Mariama Correia (nordeste) e Marcelo Fontoura (s​ul).

A última edição do Atlas da Notícia reuniu dados levantados por 193 colaboradores voluntários. É possível se inscrever para colaborar com a pesquisa a partir do preenchimento deste formulário.