Google lança ferramentas de análise de dados para jornalistas

Com o intuito de auxiliar as apurações jornalísticas, o Google lançou duas ferramentas para o Journalist Studio, que conta com um conjunto de recursos de busca e análise de dados.

Entre as mais recentes ferramentas estão a Pinpoint, para a busca de palavras-chaves em diversos documentos, e a versão beta do The Common Knowledge Project, para criação de gráficos.

A Pinpoint faz a busca de textos em arquivos PDFs, imagens, notas manuscritas, emails e arquivos de áudio, destacando os termos buscados e seus sinônimos. A partir dela, jornalistas podem fazer upload e analisar documentos em sete idiomas: português, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e polonês. É possível filtrar os arquivos também por pessoas, organizações e localizações e fazer transcrições de áudio (essa função está disponível apenas em inglês). Para acessar o recurso, os profissionais precisam se inscrever gratuitamente no formulário do Google.

O projeto é realizado em parceria com o Centro de Integridade Pública, organização não governamental de jornalismo investigativo norte-americana, o programa Big Local News da Universidade de Stanford e o jornal The Washington Post para criação de coleções públicas de documentos.

Com a versão beta do The Common Knowledge Project, o jornalista pode criar gráficos interativos a partir do banco de dados levantado pelo censo e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. O recurso possibilita a escolha do tipo de gráfico para apresentar os dados e definir o recorte do tema, período, o número total e a porcentagem. Atualmente estão disponíveis dados dos EUA sobre demografia, saúde, educação​, economia, habitação e criminalidade.