Jeduca abre inscrições para 4º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação
A Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) abre nesta sexta-feira (2) as inscrições para o 4º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação. O evento será realizado totalmente on-line e gratuito de 19 a 23 de outubro.
O tema deste ano será “O jornalismo de educação na pandemia – O que fizemos até aqui e como continuamos na retomada”. A programação será dividida entre os eixos de jornalismo e educação.
A mesa de abertura, que irá debater a credibilidade do jornalismo com a pandemia de Covid-19, será composta pelos jornalistas Flavia Lima, ombudsman da Folha, Fernando Barros e Silva, da revista piauí, e Cristina Tardáguila, da Agência Lupa. A mediação será feita pelo jornalista Fábio Takahashi.
No pilar de jornalismo, o congresso receberá jornalistas de todas as regiões do país e também dos Estados Unidos, Nigéria e Uruguai. Entre os temas abordados estão a credibilidade da produção de notícias em tempos de coronavírus, impactos da crise sanitária no exercício da profissão, cobertura das eleições municipais neste cenário e a experiência de repórteres de outros países.
No pilar de educação, serão abordadas as desigualdades educacionais, o desafio da retomada de aulas e o que a pandemia pode deixar de lição.
Entre os destaques da programação estão entrevistas com os secretários estaduais de educação Rossieli Soares, de São Paulo, Getúlio Marques Ferreira, do Rio Grande do Norte, Renato Feder, do Paraná, e Kátia Helena Schweickardt, secretária municipal de educação de Manaus. As entrevistas serão mediadas por Renata Cafardo, vice-presidente da Jeduca e repórter de educação e colunista do jornal O Estado de S. Paulo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site. Todas as sessões nacionais contarão com tradução em Libras e, as internacionais, com legendagem.