Recém-lançado, Canal Reload distribui notícias para público jovem

(Reprodução)
treinamento

Lançado em 1º de setembro, o Canal Reload é um projeto que reúne reportagens e checagens de dez organizações de jornalismo (Agência Pública, Agência Lupa, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Marco Zero Conteúdo, ((o)) Eco, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil) e as transforma em vídeos voltados para o público jovem, com histórias em quadrinhos, videoclipes e poesia slam.

A ideia é remixar os conteúdos para tornar os conteúdos informativos mais acessíveis. O canal foi uma das iniciativas vencedoras do Google News Innovation Challenge 2019 e foi lançado no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.

O Reload será apresentado por 12 jovens de diferentes origens e partes do Brasil e se divide em três tipos de conteúdo. O primeiro, com foco no engajamento, será uma produção diária, com stories e vídeos no feed do Instagram, contando as últimas notícias e bastidores de reportagens. O segundo, com foco na explicação, terá a publicação de dois vídeos semanais no Youtube, com informações mais detalhadas e contextualizadas sobre determinado assunto. Por fim, com foco no encantamento, o canal vai publicar notícias em diferentes formatos, com gifs, poesia e quadrinhos.