Prêmio da Cruz Vermelha aceita reportagens sobre pandemia do coronavírus até 1º de setembro
A quarta edição do prêmio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) de Cobertura Humanitária está com inscrições abertas.
Nesta edição, a premiação expandiu a categoria de reportagens humanitárias para a cobertura da pandemia do coronavírus. Haverá também a categoria especial ACNUR 70 anos, em comemoração ao aniversário da Agência da ONU para Refugiados. Serão premiados trabalhos jornalísticos ou documentais relacionados a refúgio e apatridia.
Podem ser enviados trabalhos jornalísticos veiculados no impresso, televisão, rádio ou multimídia. Os critérios de avaliação serão a qualidade técnica, pertinência da temática e abordagem qualificada.
Aos vencedores será paga uma viagem para até dois profissionais para alguma área de atuação da CICV, para realização da cobertura da problemática humanitária do local e o trabalho feito pela organização.
Caso não haja condições sanitárias no primeiro trimestre de 2021, devido à pandemia, o prêmio será revertido em dinheiro. O segundo e o terceiro lugar do também receberão prêmios de R$ 5.000 e R$ 4.000, respectivamente.
Para a categoria especial, o prêmio será uma viagem com passagem aérea, hospedagem e diárias pagas para Boa Vista ou Manaus, cidades de Operação Acolhida da ACNUR no Brasil. Caso a viagem não seja possível até 31 de março de 2021, o prêmio também será revertido em dinheiro.
As inscrições devem ser feitas online até 1º de setembro.