Serviço no WhatsApp oferece checagem de fake news para o público

(Moran/Unsplash)
treinamento

A Aliança Internacional de Checagem de Fatos (IFCN, na sigla em inglês) lançou um chatbot (robô) para que usuários do WhatsApp em português possam verificar se uma informação que circula sobre o novo coronavírus é ou não fake news.

Para acessar o serviço, basta enviar um “oi” ou “olá” para o número +1 (727) 291-2606 ou entrar pelo link. O usuário receberá uma lista de opções do que deseja, como buscar uma checagem específica ou acessar as últimas verificações feitas pela rede.

Quem deseja verificar uma informação deve digitar uma palavra-chave do tema. Se o boato que quer checar, por exemplo, é se a vitamina C e água quente com limão previnem a Covid-19 (informação falsa, como demonstrou a Agência Lupa), basta digitar termos como “vitamina C” ou “limão”. Todas as checagens relacionadas ao tema serão encaminhadas.

O sistema reúne mais de 2.000 checagens feitas e publicadas sobre a Covid-19 em português. No Brasil, os responsáveis pelas verificações são os projetos Agência Lupa​, Aos Fatos e Estadão Verifica.

A iniciativa faz parte de uma rede maior. No final de janeiro, teve início uma colaboração mundial entre checadores de notícias para verificar o grande volume de falsas informações que circulam sobre o novo vírus – fenômeno que recebeu o nome de infodemia.

A iniciativa, batizada de #CoronaVirusFacts, é liderada pela IFCN, projeto do Instituto Poynter, e por uma brasileira, a jornalista Cristina Tardáguila, diretora-adjunta da aliança. Mais de 8.000 informações já foram checadas mundialmente em 70 países e 40 línguas.

O chatbot lusófono recém-lançado já tinha versões em inglês, espanhol e hindi, lançadas em maio​. Segundo o projeto, a ferramenta tem sido acessada por mais de 60 mil pessoas diariamente.