‘Coringa’ será debatido a distância no Ciclo de Cinema e Psicanálise
‘Coringa’ é o próximo filme que será debatido no Ciclo de Cinema e Psicanálise, que ocorre no dia 28 de julho, às 20h.
O evento quinzenal é promovido a distância pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, em parceria com a Folha e o Museu da Imagem e do Som.
O longa, dirigido por Todd Phillips, conta a história do aspirante a humorista Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalha em uma agência de palhaços e tem sua trajetória marcada por transtornos mentais e atos criminosos, que resultará no surgimento de um dos principais antagonistas do Batman, o Coringa.
Antes mesmo de estrear, o filme gerou polêmicas em torno da alta dose de violência que exibe e também foi alvo de críticas por funcionar como apologia do movimento “incel”.
Foi contemplado pelo Leão de Ouro do Festival de Veneza e a atuação de Phoenix recebeu o prêmio de Melhor Ator no Globo de Ouro e no Oscar.
Participarão da discussão a psicanalista Raya Angel Zonana e o colaborador da Folha em Los Angeles Rodrigo Salem. A mediação será feita pela psicanalista Luciana Saddi.
O filme não será exibido durante o evento, mas está disponível no serviço de streaming da HBO GO.
A transmissão do debate será realizada ao vivo pelo canal do MIS no Youtube. O público poderá participar com perguntas pelo chat.