Abraji anuncia segunda edição de curso gratuito para jornalistas de veículos locais
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) anunciou o lançamento da segunda edição do curso “Jornalismo Local Sustentável”, com conteúdos voltados para a sustentabilidade econômica dos veículos de comunicação, a relação com a comunidade e o aprimoramento do uso de ferramentas digitais. A iniciativa, gratuita, tem apoio do Facebook Journalism Project.
Destinado a profissionais de veículos de comunicação local, o curso virtual começa em 6 de julho e tem duração de oito semanas. Os projetos podem ser nativos digitais, impressos, radiofônicos ou audiovisuais, desde que tenham como pauta prioritária a agenda local de suas comunidades. As inscrições devem ser preenchidas aqui e estão abertas até 30 de junho.
Os participantes serão conduzidos por profissionais especializados, que abordarão temas como a Lei de Acesso à Informação, marketing digital, monitoramento da desinformação, segurança pessoal e comunicação não-violenta.
De acordo com a Abraji, a primeira edição do curso teve 3,5 mil inscritos. Para a edição de 2020, foram abertas 1,5 mil vagas. Caso não sejam completamente preenchidas até a data limite de inscrição, as remanescentes serão destinadas a estudantes de jornalismo, que podem registrar o interesse por meio deste formulário.
Dados da terceira edição do Atlas da Notícia, publicada em 2019, mostram que 18% da população brasileira não tem acesso a informações locais sobre seu território. Os apelidados “desertos de notícias” correspondem a 62% dos 5.570 municípios do país, de acordo com o levantamento. As regiões Nordeste e Norte lideram com as maiores proporções de cidades sem veículos jornalísticos de cobertura local.