Microsoft demite jornalistas para substituí-los por inteligência artificial

A Microsoft decidiu parar de empregar funcionários que até então faziam as notícias das homepages do website MSN.

Cerca de 27 empregados da PA Media, empresa contratada pela Microsoft para manter suas páginas em dia, foram avisados na última quinta-feira (28) de que irão perder seus empregos no prazo de um mês.

A decisão da Microsoft de terminar o contrato com a PA Media parte de uma mudança global de automatizar notícias, utilizando inteligência artificial.

Em matéria do jornal inglês The Guardian, um dos funcionários da PA Media se pronunciou sobre essa decisão da Microsoft: “Eu gasto meu tempo lendo sobre como a automação e a inteligência artificial vão pegar nossos trabalhos, e aqui estou eu: a IA tomou meu emprego”

O mesmo funcionário ainda alertou de que a decisão de substituir humanos por software era arriscada, visto que os funcionários seguem diretrizes editoriais e mantêm um rigor na seleção de conteúdos, garantindo que os usuários não sejam surpreendidos com materiais violentos ou inapropriados quando abrirem seus navegadores.

A PA Media afirmou que vai apoiar os funcionários que serão afetados e a Microsoft fez um pronunciamento de que a decisão não tem relação com a atual pandemia e que tudo se trata de novos investimentos da empresa.​