National Geographic lança fundo de emergência para jornalistas​

Para auxiliar a cobertura da pandemia do coronavírus, a National Geographic lançou um fundo de emergência​ para jornalistas de todo o mundo.

O fundo busca incentivar a disseminação de notícias que informem e mantenham a população em segurança. Por isso, irá priorizar as produções destinadas a comunidades altamente atingidas pelo vírus e onde há escassez de informações.

Os materiais devem aprofundar fatos e números e abordar questões sociais, emocionais e econômicas. Entre as possíveis pautas sobre o coronavírus, a National Geographic destaca os impactos em comunidades de imigrantes, a violência doméstica e a educação infantil, além de soluções que podem ser aplicadas em escala regional ou global, novas formas de visualização de dados e comunicação científica e práticas de educadores para reagir à crise, principalmente em escolas com pouco recurso.

Os projetos selecionados irão receber um apoio que pode variar entre US$ 1.000 (R$ 5.811) e US$ 8 mil (R$ 46.489).

Os materiais de inscrição precisam ser enviados em inglês e os candidatos devem ter pelo menos 18 anos. Podem participar jornalistas, escritores, fotógrafos, cartógrafos, cineastas e especialistas em visualização de dados.

Não há um prazo de término para o envio de propostas. O fundo será distribuído continuamente e a estimativa é que as confirmações sejam enviadas a cada duas semanas.