Episódio de ‘The Crown’ sobre crise humanitária ganha debate à distância
A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, o Museu da Imagem e do Som e a Folha promovem um debate sobre “Aberfan”, episódio do seriado “The Crown”.
Lançado no ano passado, “Aberfan” narra o colapso de uma mina de carvão no País de Gales, acidente verídico que ocorreu em 1966.
Devido ao acúmulo de água da chuva, a lama proveniente dos rejeitos da mina inundou a região, matando 144 pessoas —em sua maioria, crianças que estudavam em uma escola nos arredores.
Diante do desastre, a população britânica cobra uma atitude do primeiro-ministro e da rainha Elizabeth,que resiste a visita o local.
“Aberfan” não será transmitido pela organização do evento, mas está disponível na Netflix —é o terceiro episódio da terceira temporada de “The Crown”.
O debate, feito por vídeo, será entre o psicanalista Bernardo Tanis e o colunista da Folha Jaime Spitzcovsky, ex-editor de Mundo do jornal. A mediação será da psicanalista Luciana Saddi.
Para assistir à discussão, basta acessar o canal do MIS no YouTube no dia 14 de abril (terça-feira), às 20h. O público poderá enviar perguntas ao vivo, pelo chat do vídeo.
O evento faz parte do Ciclo de Cinema e Psicanálise, promovido mensalmente.