Instituto Poynter dá dicas a jornalistas para enfrentar o estresse na cobertura do coronavírus

A cobertura jornalística da pandemia do novo coronavírus pode trazer consequências psicológicas e emocionais aos jornalistas. Nesta segunda-feira (16), viralizou nas redes sociais o vídeo em que Guga Chacra, correspondente internacional da GloboNews, emociona-se na bancada do Manhattan Connection ao comentar as perspectivas de avanço da contaminação.

“Jornalistas me dizem que passam o dia todo conversando com especialistas que alertam que o pior ainda está por vir”, disse o jornalista americano Al Tompkins, do Poynter Institute, especializado em cobertura de mídia.

Ele e sua esposa, a psicoterapeuta Sidney Tompkins, oferecem treinamentos em Redações e organizações de mídia para falar sobre traumas e estresse no jornalismo.

O casal fez um vídeo reunindo dicas de como os jornalistas podem lidar com o estresse na cobertura do coronavírus. Veja algumas das dicas:

Você é mais gentil com sua cafeteira do que com você mesmo. Pelo menos você desliga a cafeteira quando ela não está em uso. Esta história de vírus está acompanhando você o tempo todo, na sua vida profissional e pessoal. Você precisa desconectar-se do noticiário durante parte seu dia.

Você provavelmente não está dormindo o suficiente. A última coisa que você faz antes de dormir é checar o celular. Talvez também dê uma olhada no meio da noite e, provavelmente, checa de novo assim que acorda. Não permita que a cobertura sobre o vírus seja a última coisa que você pensa antes de ir dormir. Desacelere antes de dormir.

Você está lidando com informações perturbadoras o dia todo. A repetição é subjacente ao estresse traumático. Durante todo o dia, você lê sobre pessoas que estão doentes, morrendo e preocupadas. Você vê dados e previsões perturbadoras. Se ocorresse apenas uma vez, você seria capaz de descartar isso como algo que aconteceu e terminou. Mas a natureza repetitiva desse tipo de cobertura contínua vai cobrar um preço.

O vídeo completo e outras dicas, em inglês, estão disponíveis no site do Poynter.