Ministério Público Federal lança sistema de atendimento exclusivo para jornalistas

(Secom/PGR)
treinamento

O Ministério Público Federal (MPF) lançou uma nova ferramenta para facilitar o contato com a imprensa profissional do país. O Sistema de Atendimento a Jornalistas (SAJ) é uma plataforma online que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.

Até o lançamento do SAJ, no início de fevereiro, jornalistas se comunicavam com o MPF por email ou por telefone. Uma das dificuldades encontradas era saber a quem direcionar os pedidos de informações, visto que o MPF possui 32 assessorias de comunicação espalhadas pelo país.

Além de reunir as demandas da imprensa em uma única plataforma, o SAJ traz a possibilidade de manter os contatos atualizados, já que é o próprio jornalista quem insere seus dados cadastrais no sistema.

A plataforma registra todo o histórico de pedidos de cada profissional e suas respectivas respostas. Em caso de dúvidas, o jornalista tem um espaço para perguntas em formato de chat, por mensagens instantâneas.

Cada jornalista cadastrado pode escolher as áreas de interesse sobre as quais deseja receber releases do MPF, como combate à corrupção, fiscalização de atos administrativos e comunidades tradicionais.

O SAJ pede informações básicas dos jornalistas, como nome, email, cargo, editoria e veículo. O cadastro pode ser feito no site.