Agência Pública lança microbolsas para estudantes de jornalismo
A Pública, agência de jornalismo investigativo, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade, lançou as Microbolsas Mobilidade destinadas a estudantes de jornalismo que queiram desenvolver reportagens sobre mobilidade urbana.
São cinco bolsas de R$ 5 mil para estudantes de jornalismo. Além do auxílio, os estudantes receberão orientação dos editores do veículo durante a produção das reportagens.
É preciso apresentar uma minibiografia, exemplos de reportagens realizadas, título e resumo da proposta de pauta (detalhando a pesquisa inicial, o contexto e as possíveis fontes), plano de trabalho (com tempo de pesquisa, métodos e produtos que serão entregues), plano de orçamento (com custos de passagens, transportes e diárias) e o contato de uma referência acadêmica.
Caso a proposta seja pré-selecionada, a referência deverá enviar uma carta de recomendação.
A reportagem pode ser feita em grupo. Segundo o regulamento, possíveis propostas de pauta podem tratar de políticas públicas de mobilidade urbana, transporte público, segurança no trânsito, impactos das formas de locomoção no meio ambiente e até problemas que serão enfrentados pelos candidatos à prefeitura.
As reportagens dos selecionados serão publicadas no site da Agência Pública.
As inscrições vão até 9 de março.