Doutora em neurociência por Yale assume diretoria executiva do grupo Guardian

Annette Thomas, doutora em biologia celular e neurociência pela Universidade Yale, nos EUA, assumirá em março a diretoria executiva do Guardian Media Group, empresa britânica que publica os jornais The Guardian e The Observer. O anúncio foi feito na última terça-feira (14).

A executiva iniciou sua carreira na Nature, uma das mais importantes revistas científicas do mundo, e ocupou cargos de direção no grupo editorial Macmillan Science and Education e na empresa de análise de dados Web of Science.

Annette Thomas substituíra David Pemsel, que deixou a companhia em outubro para comandar a Premier League inglesa, principal campeonato de futebol do país. O antigo diretor-executivo do Guardian, no entanto, desistiu da função antes de assumi-la na esteira da publicação pelo tabloide The Sun de uma denúncia de conduta inapropriada com uma antiga funcionária.

O cargo vem sendo ocupado interinamente por Anna Bateson, diretora de atendimento ao cliente do jornal, desde a saída de Pemsel.

De acordo com o jornal, a subsidiária de notícias e mídia do grupo Guardian registrou em 2019 lucro operacional positivo, de 800 mil libras esterlinas (R$ 4,4 milhões), “pela primeira vez em muitos anos”.

A receita total da companhia aumentou 3%, alcançando 224,5 milhões de libras esterlinas (R$ 1,2 bilhão) em 2019, e o jornal afirma contar com 655 mil apoiadores regulares e outros 300 mil eventuais. O modelo de negócios do veículo se baseia em contribuições voluntárias, sem adoção de paywall, ferramenta que limita aos não assinantes o número de textos disponíveis.