Consultoria de diversidade lança ‘Guia do Jornalismo Inclusivo’

A Talento Incluir, consultoria de inclusão social de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, lançou o “Guia do Jornalismo Inclusivo”.

O intuito do guia é auxiliar os jornalistas no uso adequado de terminologias para evitar o uso de termos inadequados. Além disso, o guia conta com dicas para a condução de entrevistas e produção de material jornalístico para que a imagem da pessoa com deficiência seja valorizada e não haja vitimização ou ênfase na incapacidade.

Dentre as terminologias ratificadas por órgãos oficiais do governo e pela Organização das Nações Unidas, o guia cita como correto o termo “pessoa com deficiência”, que foi determinado pela convenção da ONU no Brasil em 2006. É inadequado, segundo o manual, utilizar “portador de deficiência” e termos como normal e especial.

É possível obter o guia gratuitamente no site.

A consultoria também desenvolveu um treinamento gratuito para debater o tema em Redações. Caso haja interesse, é preciso entrar em contato com a assessoria da Talento Incluir, sugerindo data e horário apropriado.