IDS promove debate sobre o papel dos governos locais no desenvolvimento sustentável
O Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) realiza, no dia 26 de novembro, um seminário que debaterá as propostas dos governos em relação a caminhos alternativos para um desenvolvimento local que garanta sustentabilidade e bem-estar.
O seminário faz parte do ciclo de cinco debates que abordarão a necessidade da descentralização do poder e dos recursos para implementar políticas públicas de forma mais eficiente e transparente.
Neste primeiro seminário, serão três mesas de debate que tratarão do protagonismo dos municípios em relação aos compromissos de desenvolvimento sustentável, as dificuldades no exercício da autonomia local e as gestões inovadoras e políticas sustentáveis no marco do pacto federativo atual.
O debate é realizado pelo IDS em parceria com o IEA-USP, o ICLEI América do Sul, o Instituto Escolhas, o Instituto Ethos e o Programa Cidades Sustentáveis.
O evento gratuito ocorrerá na Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2.500, Pinheiros), das 10h às 18h30. É preciso fazer inscrição no site.
Programação
10h às 10h30: Recepção/Boas-vindas
10h30 às 10h35: Abertura com Ricardo Young – presidente do IDS.
10h35 às 10h55: Apresentação “O pacto federativo brasileiro e o papel dos governos locais: caminhos para um projeto de país democrático e sustentável”, com Carolina Mattar, coordenadora-executiva do IDS e Guilherme Checco, coordenador de projeto do IDS.
10h55 às 12h35: Mesa 1 – Os municípios como protagonistas em relação aos compromissos do Acordo de Paris, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Nova Agenda Urbana. Com Daniel Montandon, arquiteto e mestre em Planejamento Urbano e Regional, Tatiana Araujo, assessora sênior de Projetos e Processos do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e mediação de Marcos Buckeridge, coordenador do Programa Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP
12h35 às 13h30: Almoço
14h00 às 15h40: Mesa 2 – Entraves para o exercício da autonomia local com Sebastião Tojal, doutor em Direito do Estado, Eduardo Tadeu, diretor-executivo da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Nayara Freire, analista de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com mediação de Ricardo Young, presidente do IDS.
15h40 às 16h00: Intervalo
16h00 às 17h40: Mesa 3 – Gestões inovadoras e políticas sustentáveis no marco do pacto federativo atual com Marcelo Cabral, gerente do Programa de Cidades e Territórios do Instituto Arapyaú, Débora Almeida, prefeita de São Bento do Una (PE) e integrante da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), com mediação de Rodrigo Perpétuo, secretário-executivo do ICLEI para a América do Sul.
17h40 às 18h00: Fechamento “Principais pontos debatidos, convergências e divergências”, com João Paulo R. Capobianco, vice-presidente do IDS.