Escola da Cidade lança e debate guia arquitetônico de SP

A editora da Escola da Cidade, faculdade de arquitetura e urbanismo, fará no dia 19 de novembro (terça-feira) um debate sobre o patrimônio arquitetônico de São Paulo. O evento, que tem apoio da Folha, faz parte do lançamento do livro “Um guia de arquitetura de São Paulo: 12 percursos e 124 projetos”, organizado pelo arquiteto e professor Fábio Valentim.

Participarão da discussão o crítico de arte Lorenzo Mammi, a arquiteta Marta Bogéa e o próprio Valentim. Francesco Perrotta-Bosch, ensaísta e colaborador da Folha, fará a mediação.

“Um guia de arquitetura de São Paulo” traz ensaios de professores da Escola da Cidade sobre parques, escolas, casas e prédios da região metropolitana de São Paulo, tanto no centro como na periferia. O livro propõe 12 roteiros, divididos por zonas, para conhecer construções novas e antigas.

Um deles, na região de Santo Amaro (zona sul), ilustra as desigualdades locais. No mesmo capítulo estão a garagem de barcos do iate clube Santa Paula, o aeroporto de Congonhas e o edifício corporativo Oswaldo Bratke, assim como os conjuntos habitacionais Jardim Edite e Corruíras —feitos para realocar moradores removidos de suas favelas—, além do projeto de urbanização Cantinho do Céu, que reformulou assentamentos às margens da represa Billings.

O evento, gratuito, será no auditório da livraria Martins Fontes (av. Paulista, 509) às 19h. Não é necessário fazer inscrição.