Festival de jornalismo da revista piauí está com inscrições abertas

A sexta edição do Festival Piauí de Jornalismo, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de outubro, está com inscrições abertas.

A programação contará com oito jornalistas estrangeiros, que relatarão suas experiências em locais que ameaçam a liberdade de imprensa e debaterão o posicionamento de governantes contra o jornalismo.

No dia 5, a primeira mesa terá a presença da jornalista Beatriz Adrián que é correspondente na Venezuela para o canal colombiano Caracol Televisión e que, no começo do ano, foi impedida de cobrir a prisão de Juan Guaidó. Participarão da conversa o diretor de redação da piauí, Fernando de Barros e Silva, e a coordenadora de jornalismo da Faap, Edilamar Galvão.

As outras mesas do dia terão a presença de Jane Mayer, da New Yorker, Piotr Pacewicz, do oko.press (Polônia), e a turca Pelin Ünjer, do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos.

No dia 6, o repórter russo Ivan Golunov, do portal Meduza, conversará com a repórter da piauí Thaís Bilenky e o colunista da Folha Jaime Spitzcovsky. Golunov ficou conhecido por ter sido falsamente acusado de traficar drogas. Essa denúncia ocorreu na época em que ele investigava um caso de propina que envolvia agentes dos cemitérios públicos de Moscou.

Em seguida, as mesas terão Tamás Bodoky, do Atlatzo (Hungria), Rania Abouzeid, que cobre a situação do Oriente Médio para a National Geographic, e Carlos Chamorro, do Confidencial (Nicarágua).

Os ingressos variam de R$ 280 a R$ 800. Estudantes, professores e assinantes da piauí ganham desconto.

O evento será no auditório da Faap (r. Alagoas, 903, Higienópolis).