Palestra em congresso de geriatria abordará o impacto das fake news na área
O 1º Congresso do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, inserido no Gero 2019, terá o tema da palestra magna voltado às fake news da área.
O Gero 2019 lançou o congresso para abranger sua programação em dois anfiteatros que terão mesas simultâneas, durante os dias 27 e 28 de setembro. Em um dos salões, o tema central será metabolismo e imunologia. No outro, serão feitos simpósios de especialidades de cardiogeriatria e cuidados paliativos. A programação conta também com um workshop de geriatria aplicada à prática clínica.
A palestra magna, inclusa na programação de metabolismo e imunologia, será dada pela jornalista Lina Menezes, diretora do site Faz Muito Bem, que abordará como as notícias falsas afetam os pacientes idosos e os profissionais de saúde.
A partir de dados de diversos estudos, Menezes diz que pessoas com mais de 65 anos são os que mais compartilham fake news.
Ela afirma que isso possui um enorme impacto no setor da saúde visto que, pela desinformação, diversas recomendações médicas, tratamentos e vacinas perdem credibilidade em função de notícias que propagam o medo e o charlatanismo.
Dentre as mais compartilhadas, Menezes cita textos que recomendam agulhadas nos dedos para curar um AVC a exercícios de língua que previnem o Alzheimer. Ela também comenta que já viu uma pseudonotícia que alertava sobre frutas, como a banana, que recebiam injeção de sangue e, com isso, transmitiam o vírus HIV.
As três notícias citadas chegaram a ser apuradas pelo Ministério da Saúde no projeto “Saúde sem fake news” e advertidas para não serem divulgadas.
A jornalista diz que o intuito da palestra é passar casos de fake news e dicas que podem ser úteis para os próprios profissionais averiguarem as informações que recebem.
A palestra será no dia 27 de setembro, às 18h, no Centro de Convenções Rebouças (av. Rebouças, 600, Pinheiros). Os ingressos para o congresso variam de R$ 180 a R$ 360.