Folha recebe nova turma de Treinamento em Jornalismo de Saúde
Selecionados entre mais de mil inscritos, dez profissionais começaram na segunda-feira (2) a nova edição do Programa de Treinamento em Jornalismo de Saúde da Folha.
Durante cinco semanas, os participantes vão acompanhar a rotina na Redação, ter aulas sobre sistemas de saúde, conversar com repórteres e editores e receber orientações para produzir suas próprias reportagens.
O programa tem patrocínio da Roche.
Conheça os selecionados:
Anna Maria Delios, 40
É a única médica participante desta edição do Programa de Treinamento em Jornalismo de Saúde. Carioca, graduada em medicina e relações internacionais, com especialização em neuro-oncologia, faz mestrado em saúde pública na Universidade Nova de Lisboa. Com a experiência na Folha, ela espera atuar em debates sobre políticas públicas relacionadas à saúde e, assim, “estimular uma sociedade mais participativa na democracia”.
Daniel Dieb, 27
Paulistano, já cursou administração e lavou louça no Canadá, mas se dedica ao jornalismo desde 2013. Formado pela Cásper Líbero, foi estagiário de cultura e entretenimento no site da revista Veja e estudou divulgação científica com uma bolsa da Fapesp. Dava aulas de inglês até o final de agosto, quando pediu demissão para participar do treinamento da Folha.
Gabriela Ingrid, 27
Formada pela PUC-SP em 2014, é repórter do UOL há dois anos. Faz reportagens para a editoria VivaBem e apresenta o programa “Sem Frescura”, que aborda a saúde “sem nojinho” e “sem tabu”. “Descobri, por meio do vídeo, uma nova forma de fazer jornalismo”, diz. Antes disso, a jornalista passou pelas redações das revistas Runner’s World e Women’s Health.
Helena Mega, 22
Natural de São Carlos (SP), é jornalista graduada pela USP, onde atuou como repórter e editora na área de ciência e saúde em uma empresa estudantil. Recém-formada, busca outra graduação, em saúde pública, para se especializar na área e produzir reportagens aprofundadas. “Gosto de enxergar a saúde dentro do contexto social de cada pessoa”, diz.
Jéssica Maes, 28
“Tudo o que você colocasse na minha frente eu lia”, conta Jéssica Maes sobre seu interesse por jornais e revistas desde os nove anos. Formada pela Universidade Federal do Paraná, a jornalista trabalhou em agências de conteúdo e em assessoria de imprensa, entre elas, a da universidade onde estudou. Ela escreve para o Hypescience, site de ciência, e colabora há dois anos com a Gazeta do Povo, com reportagens sobre saúde e ciência.
Jorge Cosme, 27
Quando criança, se não estivesse empinando pipa ou rodando pião nas ruas de Camaragibe (PE), Jorge Cosme, 27, passava o tempo desenhando. “Ajuda a desopilar”, diz ele. Jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco, Cosme faz reportagens e charges para o LeiaJá, portal de notícias de Pernambuco. Segurança pública, transporte, saúde e direitos humanos são os assuntos que costuma cobrir.
Letícia Ferreira, 26
Nascida em Piracicaba (SP), formou-se em jornalismo pela Unesp de Bauru. Estagiou em duas agências da ONU em Brasília, o Fundo de População das Nações Unidas no Brasil e a Unesco. “Para mim, era importante conhecer como o poder funciona.” Fez reportagens para as revistas Tpm e Nova Escola.
Letícia Sé, 22
Acompanhada de sua irmã que trabalhava em um jornal, Letícia circulou a primeira vez por uma Redação aos 13 anos. Oito anos depois, formou-se em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Na graduação, contribuiu para a revista estudantil Esquinas e cobriu duas conferências da ONU sobre mudanças climáticas. Espera tornar-se correspondente internacional, mas sabe que antes precisa vencer um desafio: a timidez.
Lucas Alonso, 27
Aos 19 anos, deixou Penápolis (SP) para estudar jornalismo na Unesp de Bauru. Trabalhou por dois anos como produtor na TV TEM, afiliada da Rede Globo. Hoje, é redator em uma agência de marketing digital. Queria ser jornalista desde criança e vê a experiência no Programa de Treinamento como decisiva para o futuro. “O que não aprender aqui dificilmente aprenderei em outro lugar.”
Luiza Vidal, 27
A paulistana nunca teve dúvidas sobre qual profissão seguir: era jornalismo e ponto. Formada pela Universidade Metodista, escreveu de tudo um pouco no site da Rede Bandeirantes. Mas após alguns anos, sentiu vontade de estudar de novo. Fez cursos de marketing digital e jornalismo de dados e de saúde, que “sempre rende boas histórias”. Atualmente, é colaboradora do UOL.