Prêmio Vladimir Herzog encerra inscrições em 20 de julho

O Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que busca reconhecer produções que abordem a democracia e os direitos humanos, está com inscrições abertas para sua 41ª edição até 20 de julho.

A premiação é dividida em seis categorias: 1) arte, que premia ilustrações e quadrinhos publicados em veículos impressos ou eletrônicos; 2) fotografia; 3) produção jornalística em texto; 4) produção jornalística em áudio; 5) produção jornalística em vídeo; 6) produção jornalística em multimídia.

O vencedor de cada categoria recebe um troféu criado pelo artista Elifas Andreato. A comissão organizadora do prêmio também homenageia jornalistas, desde 2009, em um prêmio especial, que reconhece suas ações em favor da democracia, paz e justiça.

Na inscrição, além de o candidato inserir o material produzido em anexo, precisa também anexar um roteiro de como se deu o processo de apuração da pauta.

O participante pode inscrever, no máximo, três trabalhos, que só podem concorrer em uma categoria cada. As produções precisam ter sido veiculadas entre 24 de julho de 2018 e 20 de julho de 2019.

O prêmio é organizado por uma comissão constituída pelo Instituto Vladimir Herzog, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), Federação Nacional dos Jornalistas, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Conectas Direitos Humanos, Coletivo Periferia em Movimento, Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.