18º Curso de Jornalismo em Guerra e Violência Armada tem inscrições abertas
O Curso de Jornalismo em Guerra e Violência Armada, módulo do Projeto Repórter do Futuro da Oboré, está com inscrições abertas no site até 18 de agosto para estudantes de graduação na área de comunicação social.
Ele é realizado em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Vinte candidatos serão selecionados para participar do curso aos sábados, durante os meses de setembro, outubro e novembro. Eles participarão de palestras e entrevistas coletivas e, no fim de cada encontro, serão orientados individualmente para a produção de uma reportagem.
Desde 2001, o curso trata do papel da imprensa em conflitos armados e situações de violência e levanta a discussão das normas internacionais aplicáveis nesses contextos.
A 18ª edição contará com a presença de representantes da Cruz Vermelha e da jornalista Bianca Vasconcellos, da TV Brasil, para falar sobre a cobertura da imprensa brasileira em conflitos.
A inscrição para a seleção é gratuita, e a Oboré oferece a todos os candidatos bolsas vinculadas ao cumprimento total das atividades. Para isso, os selecionados deixam um cheque no valor de R$ 998 que é devolvido ao final do programa, desde que os candidatos estejam presentes em todos os encontros e cumpram as tarefas solicitadas dentro dos prazos estabelecidos.