Folha realiza exibição e debate do filme ‘A Prece’
A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, em parceria com a Folha e o Museu da Imagem e do Som (MIS), promove sessão do filme francês “A Prece”, seguida de debate. O evento acontece no dia 16 de julho (terça-feira), às 19h.
Dirigido por Cédric Kahn, o longa foi selecionado para concorrer ao Urso de Ouro, prêmio Festival Internacional de Cinema de Berlim no ano passado. Seu ator principal, Anthony Bajon, ganhou o Urso de Prata, o mais alto prêmio alemão de interpretação no cinema.
O filme conta a história de Thomas (Bajon), um adolescente que é dependente químico. Após sobreviver a uma overdose, ele é enviado a uma clínica isolada nas montanhas cujo programa é fortemente concentrado em orações e trabalhos braçais.
O debate será com a psicanalista Maria de Lurdes Zemel, que fundou a Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas e trabalha com a prevenção ao abuso de drogas desde 1977, e o jornalista da Folha Naief Haddad. A mediação será da psicanalista Luciana Saddi.
O tema que norteia a seleção de filmes é o ensaio “O Mal-Estar na Civilização”, de Sigmund Freud (1856-1939). Na obra, o autor afirma que o progresso civilizatório humano exige renunciar à agressividade e à sexualidade, o que tornaria o homem refém de um sentimento de culpa inconsciente e de um constante mal-estar.
A sessão é gratuita e acontecerá a partir das 19h, no auditório do MIS (av. Europa, 158, Jardim Europa). A bilheteria do museu distribuirá os ingressos com uma hora de antecedência.