Folha promove debate sobre o mal-estar na civilização e a violência
A Folha fará, amanhã (quinta-feira, 27), um debate sobre o mal-estar na civilização e a violência. O evento é organizado em parceria com a Livraria da Vila e a SBPSP (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo).
Participarão do debate a psicanalista Susana Muszkat, autora de livros sobre psicanálise e violência, e o advogado e colunista da Folha Luís Francisco de Carvalho Filho. A mediação será da psicanalista Luciana Saddi.
O evento faz parte de uma série de encontros temáticos sobre o conceito de mal-estar na civilização, que buscam debater temas atuais — como religião, sexualidade, poder, amor e felicidade — a partir de teorias psicanalíticas e de referências culturais.
A obra que norteia os encontros é o ensaio “O Mal-Estar na Civilização”, de Freud (1856-1939). No texto, o autor afirma que o progresso civilizatório humano exige renunciar à agressividade e à sexualidade, o que tornaria o homem refém de um sentimento de culpa inconsciente e um constante mal-estar.
O debate, gratuito, começa às 19h30 na Livraria da Vila da Fradique Coutinho (rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena). Não é necessário fazer inscrição prévia.