Folha realiza exibição e debate do filme ‘Infiltrado na Klan’
A Folha promove no dia 11 de junho (terça-feira) sessão do filme “Infiltrado na Klan”, seguida de debate. O evento é organizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e com o Museu da Imagem e do Som (MIS).
Dirigido por Spike Lee, o longa de 2018 ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado e foi nomeado em outras cinco categorias da premiação.
O filme conta a história de Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro que consegue se infiltrar em um braço da organização racista Ku Klux Klan no fim dos anos 1970. Com a ajuda de um colega judeu, Flip Zimmerman (Adam Driver), ele passa a acompanhar as reuniões locais da seita e a investigá-la de dentro. “Infiltrado na Klan” foi adaptado de um livro escrito por Stallworth.
Após a exibição, o debate reunirá o psicanalista Leopoldo Nosek e Thiago Amparo, professor da Fundação Getúlio Vargas, que é colunista da Folha.
A mediação será feita pela psicanalista Luciana Saddi.
O tema que norteia a seleção de filmes é o ensaio “O Mal-Estar na Civilização”, de Freud (1856-1939). Na obra, o autor afirma que o progresso civilizatório humano exige renunciar à agressividade e à sexualidade, o que tornaria o homem refém de um sentimento de culpa inconsciente e de um constante mal-estar.
A sessão, gratuita, acontece a partir das 19h, no auditório do MIS (av. Europa, 158, Jardim Europa). A bilheteria do museu distribuirá os ingressos com uma hora de antecedência.