11ª edição do Prêmio Jovem Jornalista está com inscrições abertas até julho
O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog, abriu inscrições para sua 11ª edição, que terá como tema “A face humana dos movimentos imigratórios e de refúgio e seus reflexos na sociedade brasileira”.
Criado em 2009, o prêmio busca dar aos estudantes de jornalismo de todo o país a oportunidade de desenvolver uma reportagem, desde a sugestão de pauta até a finalização da produção.
Diante da crise de imigração e refúgio e da ineficiência de políticas públicas, o tema deste ano foi escolhido para evidenciar a necessidade de se debater formas de regulação e permanência dessas pessoas no Brasil e reforçar a questão dos direitos humanos.
Durante todo o processo, os participantes são orientados por um professor da instituição de ensino que frequentam e também por um mentor que a organização do prêmio designa.
Três projetos de pauta serão selecionados, permitindo aos contemplados que desenvolvam suas reportagens entre o período de agosto e outubro.
Para a etapa da inscrição, é necessário que as sugestões de pauta contenham: título provisório, motivação, foco e enfoque, modalidade, veiculação, metodologia, cronograma de execução e estimativa de custos de produção.
Os estudantes contarão com apoio financeiro para a realização das reportagens. Em média, o subsídio para cada matéria selecionada fica em R$ 2.000,00. Porém, caso estimativas de inscrições sejam superiores a esse valor, dependendo de sua validade, não serão negadas.
O Prêmio Jovem Jornalista conta com o patrocínio da Petrobras e do governo federal, apoio institucional da Periferia em Movimento e aliança estratégica da Abraji, Intercom e Oboré.
As inscrições podem ser individuais ou em dupla e devem ser feitas no site até 5 de julho.