Folha realiza exibição e debate do filme ‘Vice’

A Folha fará no dia 22 (quarta-feira) uma sessão do filme “Vice”, seguida de debate. O evento é organizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e com o Museu da Imagem e do Som (MIS).

Dirigido por Adam McKay, o longa de 2018 ganhou o Oscar de melhor maquiagem e o Globo de Ouro de melhor ator em um musical ou comédia (Christian Bale).

“Vice” conta a história de Dick Cheney, vice-presidente dos EUA na gestão George W. Bush (2001-2009). Cheney se destacou ao se apropriar de funções importantes no governo americano, como incentivar Bush a entrar em guerra contra o Iraque e presidir a comissão de orçamento. Ele é considerado o vice-presidente mais poderoso da história dos EUA.

Após a exibição, haverá um debate com o psicanalista Júlio Gheller e a jornalista Luciana Coelho, editora do Núcleo de Cidades da Folha, que foi correspondente do jornal nos EUA. A mediação será da psicanalista Luciana Saddi.

O tema que norteia a seleção de filmes é o ensaio “O Mal-Estar na Civilização”, de Freud (1856-1939). Na obra, o autor afirma que o progresso civilizatório humano exige renunciar à agressividade e à sexualidade, o que tornaria o homem refém de um sentimento de culpa inconsciente e de um constante mal-estar. “Vice” joga luz sobre o lado instintivo e irracional da busca do poder.

A sessão é gratuita e acontecerá a partir das 19h, no auditório do MIS (av. Europa, 158, Jardim Europa). A bilheteria do museu distribuirá os ingressos com uma hora de antecedência.